Pages

domingo, 10 de julho de 2011

FÉRIAS


Pra começar, sempre achei meio invocado esse negócio de "em férias".

Estou em férias, dizem, agora, os puristas. Eu acho mais gostoso, soa melhor, "de férias".

Em férias parece que é um lugar, um desejo. Estou em férias, quer dizer estou nela.

Já o de férias, acho eu, significa o certo: no sentido de estou com ela, ela é minha. Igual estar com febre.

Nunca ninguém diria estou em febre.

Isto posto, vou entrar de férias. E não, vou entrar em férias.


Porém, ao encontrar no site: http://www.portuguesnarede.com/2010/01/entrei-em-ferias-ou-de-ferias.html, percebo que as duas maneiras estão corretas, veja:

As duas formas são aceitas.
Mas o ideal é usar “em” se o verbo reger essa preposição: “Ele entrou em férias”.
E a preposição “de” se for ela o conectivo cobrado pelo verbo: “Ele saiu de férias”.
Atenção! Quando a palavra “férias” é modificada por um adjetivo, a preposição “em” passa a ser obrigatória: “Os trabalhadores das montadoras entrarão em férias coletivas”; "Ela saiu em férias merecidas”.

Legal, né?
Vivendo e aprendendo.

0 comentários: