A importância da Avaliação Contínua.
O aluno passa por um processo de avaliação constante durante o período escolar. Atualmente ainda existem educadores que consideram o momento da avaliação somente ao aplicar as tão antigas “provas”. O educador que está sempre em busca do crescimento profissional, sabe que na realidade é tudo bem diferente.
Você enquanto educador, já parou para pensar o que engloba a avaliação e o porquê de se avaliar um aluno?
Pois bem. Eis a questão a se refletir, educadores!
Em uma concepção pedagógica mais moderna, a educação é concebida como experiência de vivências múltiplas, agregando o desenvolvimento total do educando. A avaliação do processo de ensino e aprendizagem é contínua, cumulativa e sistemática na escola, com o objetivo de diagnosticar a situação de aprendizagem de cada aluno, em relação à programação curricular.
A avaliação não deve priorizar apenas o resultado ou o processo, mas a prática de investigação, mas deve também, questionar a relação ensino-aprendizagem e buscar identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades de uma forma dialógica. Os erros são tidos como pistas que demonstram como o aluno está relacionando os conhecimentos que já possui com os novos conhecimentos que estão sendo adquiridos, admitindo uma melhor compreensão destes.
Ao avaliar um aluno, é possível verificar o que os alunos conhecem sobre um determinado conteúdo, orientando o professor de forma que possa planejar as atividades de acordo com as dificuldades dos alunos. Tal procedimento favorece o avanço de cada um deles durante o ano letivo.
A avaliação inicial é fundamental em qualquer disciplina e o ideal é que o professor coloque o aluno em contato direto com o conteúdo a ser ensinado, proporcionando a ele mobilizar e utilizar seus conhecimentos.
É papel também do professor, conhecer seus alunos evitando que venha ensinar o que elas já sabem ou até mesmo ensinar o que não são capazes de entender. Ou seja, é uma questão complexa que deve ser tratada com bastante cautela.
Considera-se que uma das melhores maneiras de se avaliar um aluno inicialmente, é propondo a ele uma situação – problema, no qual ele irá vivenciar o momento e buscar uma forma de resolver dentro dos limites de seus conhecimentos.
É fundamental que o educador tenha domínio da heterogeneidade de conhecimentos existentes em sua turma, pois através desta referência, poderá elaborar estratégias de ensino, bem como poder acompanhar a evolução coletiva e individual de suas turmas.
Por Elen Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola
No cotidiano escolar, nos deparamos continuamente com a dificuldade de alguns alunos no cumprimento de suas tarefas escolares, no esquecimento de materiais necessários a aula, etc.
Freqüentemente a Coordenação Pedagógica e/ou Disciplinar da escola é solicitada a realizar intervenções junto a esses alunos, quer sejam no âmbito da própria escola ou ainda solicitando a presença da família na escola.
As mudanças de comportamento e/ou de responsabilidade continua como um grande desafio para alguns alunos.
O meu principal objetivo é conscientizar o aluno sobre a necessidade de cumprir com seus compromissos escolares.
A responsabilidade implica responder pelos próprios atos, palavras e ações, ou seja, assumir o que se fala e se faz; implica arcar com as conseqüências do próprio comportamento e cumprir os compromissos assumidos.
Adotar uma atitude responsável é assumir a própria vida, é decidir por si mesmo, é também respeitar a si mesmo, cumprir com os deveres e fazer cumprir os próprios direitos, respeitando sempre os direitos dos outros; é reconhecer os próprios erros e aprender com eles, é ser sensato – não perder a noção dos seus limites e dos limites dos outros.
Cumpra com seus deveres! Respeite os direitos dos outros!
Reflita sobre os itens abaixo:
1- Deixei de cumprir com alguma tarefa de casa.
2- Deixei de cumprir com alguma tarefa de sala.
3- Esqueci de trazer o material necessário para a aula.
4- Fiquei sem terminar as atividades de aula.
5- A professora me mandou para a coordenação e/ou orientação.
6- Estou conversando excessivamente durante as aulas.
7- Na hora da aula costumo me distrair com outras coisas.
8- Freqüentemente esqueço meus objetos em casa ou no armário.
9- Sou chamado pela professora para prestar atenção na explicação.
10- Entrego os trabalhos solicitados pela professora fora do período solicitado.
11- Estou faltando muito.
12- Usei gestos e/ou palavras de baixo calão.
13- Não trouxe a prova assinada pelo meu responsável.
14- Não trouxe o bilhete assinado pelo meu responsável.
15- Faltei no dia da prova.
16- Faltei no dia da entrega do trabalho.
17 - Entre outros...
Seja responsável!